Campo Harmônico no Violão Para Iniciantes. Neste infográfico separamos algumas dicas para que você entenda um pouco melhor sobre como entender e montar o campo harmônico no violão.
No começo existem muitas dúvidas para os alunos e uma delas é como tirar músicas de ouvido. O campo harmônico no violão serve para isso e é formado a partir das escalas diatônicas, ou seja, escalas maiores e menores.
Não é nenhum bicho de 7 cabeças, se você já entende de escalas:
C, D , E, F, G , A, B/ D, E, F#, G, A, B, C#, assim por diante. Se você tem em mente o que são os tons e semitons das escalas. Partindo da escala de Dó maior temos:
C Dm Em F G Am Bm5/7
Tom, Tom, Semitom, tom, tom, semitom.
Escala menor vamos usar a de lá menor por não ter acidentes musicais b, #:
Am, B°, C, Dm, Em, F, G, Am
Tom, Semitom, Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom
Por onde os acordes são formados?
As escalas são classificadas por graus, por exemplo:
I, II, III, IV, V, VI, VII, montamos as tríades da escala de Dó maior.
O primeiro acorde é formado por C, E, G, 1°, 3° E 5° notas da escala. O segundo Dm, é formado por D, F, A, neste caso a 3° de ré é menor partindo da escala de Dó maior. Quando aparecer um acorde menor você já vai entender que a sua 3° é menor.
C Maior
De Dó para Ré tenho 1 tom, de ré para mi tenho 1 tom, de mi para fá tenho 1/2 tom, de fá para sol tenho 1 tom, de sol para lá tenho 1 tom, de lá para si tenho 1 tom e de si para dó tenho 1/2 tom.
Am Menor
De lá menor para si tenho 1 tom, de si para dó tenho 1/2 tom, de dó para ré tenho 1 tom, de ré para mi tenho 1 tom, de mi para fá tenho 1/2 tom, de fá para sol tenho 1 tom, de sol para lá tenho 1 tom.
> Campo Harmônico no Violão Para Iniciantes