Como tocar violão e cantar ao mesmo tempo do jeito mais fácil. Este é um guia passo a passo para ajudar você que quer cantar e tocar.
Você é um dos muitos violonistas que se esforçam para coordenar suas mãos e vozes?
Você sabe, você pode tocar a música.
Você pode cantar a música. Porém tudo vai para o ralo quando você tenta cantar e tocar violão ao mesmo tempo. Se identifica?
Então este conteúdo foi feito para você. Vou mostrar passo a passo como deve fazer. Portanto saiba que só é possível tocar e cantar se você tiver comprometimento.
Cantar enquanto toca violão elétrico ou acústico pode ser um desafio assustador para um iniciante.
Um bom senso de tempo e ritmo e a capacidade de sintetizar duas ações diferentes são necessárias para realizá-lo.
Porém como tudo o que você aprendeu a fazer no violão, pode ser dominado.
Aqui estão 11 dicas para ajudá-lo a começar:
Trabalhar as duas ações
Como um pianista que usa as duas mãos para tocar dois ritmos diferentes ao mesmo tempo, ou um baterista que usa os quatro membros trabalhando de forma independente, você precisa fundir seus ritmos dedilhados e cantados para que soem perfeitos. Tocar e cantar não são duas coisas separadas.
Ritmos Simples Rimas Simples
Não complique a tarefa desnecessariamente escolhendo músicas que excedam seu nível de habilidade. Isso só o deixará frustrado.
Comece aprendendo músicas fáceis que você gosta e conhece bem.
Músicas que têm apenas alguns acordes, um padrão de dedilhado simples e letras fáceis de lembrar, como parabéns para você por exemplo. Ou você pode gostar de aprender uma ou duas músicas do livro digital 6 músicas com 3 acordes baixe no topo do site.
Conheça o Básico do Violão
Tentar lembrar como dedilhar um acorde B7 enquanto toca tornará o canto ao mesmo tempo virtualmente impossível. Seu modo de tocar violão deve estar em um nível em que as mudanças de acordes sejam fáceis.
Você precisa estar tão confortável com o seu ritmo que nem precisa pensar sobre isso. Isso o deixará livre para se concentrar no canto.
Pratique O Ritmo Com Um Metrônomo
Para melhor cronometragem e ritmo, pratique com um metrônomo. Embora pareça um pouco restritivo no início, um metrônomo tornará você um músico mais consistente.
10 minutos por dia praticando um padrão simples com um metrônomo e você notará melhorias significativas em seu tempo dentro de algumas semanas..
Saiba Como Executar a Música
Além de entender todas as mudanças de acordes, você precisa conhecer a melodia e a letra. Isso pode exigir que toque o violão bem mais baixo por um tempo, a fim de se concentrar puramente no canto.
Escolha uma música e memorize as palavras. Cante em voz alta. Cante junto com uma gravação. Cante no chuveiro. Cante para o seu cachorro. Quando você pode cantar a música sem problemas é hora de sincronizar as coisas.
Cantarolando A Canção
Você pode achar útil primeiro cantarolar as partes da música antes de cantá-las de fato. Isso permitirá que você se acostume a qualquer mudança de acorde sem ter que se preocupar com a letra imediatamente.
Depois de se acostumar a cantarolar partes diferentes das melodias, você gradualmente se sentirá confortável cantando.
Desacelere
É muito melhor cantar e tocar corretamente, embora devagar, do que fazer os ritmos a toda velocidade.
Percorra a música compasso por compasso, linha por linha, até que você possa tocá-la e cantá-la sem erros. A velocidade virá quando você resolver todas as torções.
Comece simples
Primeiro, cante usando um padrão de dedilhado simples para tocar os acordes.
Uma vez que você pegou a música perfeitamente dessa maneira, passe para um padrão de dedilhado mais complexo e, finalmente, para o padrão de palhetada original.
Mudança de Tonalidade
Se você se esforça para acertar as notas de uma música, tente mudar a tonalidade para que os tons do violão se adaptem à sua voz. Mova os acordes um ou dois trastes para cima.
Você pode transpor uma música para um tom mais baixo ou mais alto. Tente cantar novamente até encontrar um tom que se adapte à sua voz.
Você também pode alterar a tonalidade usando um capotraste. Isso permite que você mantenha o mesmo acorde do original.
Pratique
Aprender a incorporar vocais ao tocar violão exige prática. Mesmo depois de adquirir a habilidade básica, você adicionará mais e mais músicas ao seu repertório, algumas das quais podem conter combinações de ritmos estranhos que podem te deixar confuso.
Quando isso acontecer, divida a música em partes e trabalhe nas áreas problemáticas, como fez quando aprendeu a sincronizar a execução com a sua voz.
Lembre que o que ensinamos aqui é para ter uma simples noção de como tocar e cantar, até você conseguir fazer este feito.
É importante que esteja sempre buscando conhecimento. Existem cursos que ensinam como tocar violão do zero para iniciantes AQUI com aulas específicas.
Conheça meu canal do YouTube
Comente aqui abaixo e compartilhe nas redes sociais
Até o próximo post.
Um grande Abraço.
[…] tempo que um menino de 12 ou 16 anos pode dedicar aos seus hobbies é mais substancial (estamos no hobby violão então estamos falando de hobbies, não estamos aqui para se tornarem […]
[…] vez que você tenha uma ideia de como se deve tocar a melodia, tente ver se você acertou. Acertou? Ótimo! Tem algo errado? Tente descobrir o por que. Depois de […]